Modelos atômicos



Plano de Aula Semanal
Ciências Exatas/ Química - Manhã

Semana de 29/06 a 03/07

 AULAS PREVISTAS: 2 aulas                   Forma de Entrega: watsApp 

Prazo Máximo: 08/07

JUSTIFICATIVA

Durante o período de restrição das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, faz-se necessário o acompanhamento pedagógico à distância, por atividades que contemplem as habilidades essenciais ao processo ensino-aprendizagem.



OBJETIVO

Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.


Aula 04 – Estrutura atômica



PÚBLICO ALVO

20 Ano Ensino Médio


CONTEÚDO: 

Modelos atômicos


METODOLOGIA: 

 Fazer leitura do texto e  fazer a síntese sobre as diferenças nos modelos atômicos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 

Caderno, lápis, borracha, celular, notebook, tablet.


AVALIAÇÃO: 

Coesão nas respostas e participação no grupo.





Professor(a): 

Evaldo/ Natalino




(11) 971795703












Modelos atômicos

Modelo atômico de Dalton

Em 1803, Dalton retomou as ideias de Leucipo e Demócrito e propôs o seguinte:

“ A matéria é formada por átomos, que são partículas minúsculas, maciças, esféricas e indivisíveis.”

Esse modelo fazia uma analogia à estrutura de uma bola de bilhar. Todos os átomos seriam assim, diferenciando-se somente pela massa, tamanho e propriedades para formar elementos químicos diferentes.


O modelo atômico de Dalton baseava na estrutura de uma bola de bilhar

Modelo atômico de Thomson

Por meio de um experimento com uma ampola de Crookes (um tubo de vidro fechado com um eletrodo positivo e um negativo onde se colocavam gases em pressões baixíssimas e submetidos a altas voltagens), Thomson descobriu que existiam partículas negativas que compunham a matéria. Isso significava que o modelo de Dalton estava errado porque o átomo seria divisível, tendo em vista que ele teria partículas ainda menores negativas chamadas de elétrons.

Visto que o átomo é neutro, cargas positivas também deveriam existir. Assim, J. J. Thomson propôs o seguinte em 1898:

“ O átomo é constituído de uma partícula esférica de carga positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total é nula.”

O modelo atômico de Thomson parecia com um pudim ou bolo de passas:


O modelo atômico de Thomson parecia com um pudim ou bolo de passas

Modelo atômico de Rutherford

Em 1911, o físico neozelandês Ernest Rutherford realizou um experimento em que ele bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa (α) emitidas por uma amostra de polônio (material radioativo) que ficava dentro de um bloco de chumbo com um pequeno orifício pelo qual as partículas passavam.

Por meio dos resultados desse experimento, Rutherford percebeu que, na verdade, o átomo não seria maciço como propôs os modelos de Dalton e Thomson. Veja o que ele propôs:

“ O átomo é descontínuo e é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é denso e tem carga positiva, ou seja, é constituído de prótons. A eletrosfera é uma grande região vazia onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.”


O modelo atômico de Rutherford fazia uma analogia ao sistema solar

Em 1932, o cientista Chadwick descobriu a terceira partícula subatômica, o nêutron. Dessa forma, o modelo de Rutherford passou a ter os nêutrons no núcleo junto aos prótons, ficando assim:


Modelo atômico de Rutherford incluindo os nêutrons no núcleo

Modelo atômico de Rutherford-Bohr

Esse modelo recebeu esse nome porque, em 1913, o cientista Niels Bohr (1885-1962) propôs um modelo que se baseou no de Rutherford, apenas o aprimorando. Entre seus principais postulados, temos o seguinte:

Os elétrons movem-se em órbitas circulares, e cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo.”

Essas camadas eletrônicas ou níveis de energia passaram a ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, respectivamente, no sentido da camada mais próxima ao núcleo para a mais externa.


Representação do modelo atômico de Rutherford-Bohr

 

Como tarefa, elabore uma síntese “Explique as diferenças nos modelos atômicos.”

 



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