Qualidade e tratamento de água


Aula de química tema Qualidade e tratamento de água



Professores Evaldo e Natalino 


Para as turmas   2A, 2B, 2C, 2D





A água



A água é uma substância extremamente importante para a manutenção da vida no planeta. Ela faz parte do corpo de todos os organismos vivos, transporta substâncias, garante a realização de diversas reações químicas, além de ser considerada um solvente universal em virtude de sua capacidade de dissolver outros compostos químicos.
A água é uma substância composta por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio (H2O) que se ligam por meio de ligações covalentes. 
O planeta Terra é frequentemente chamado de Planeta Água. Isso não é para menos, uma vez que essa substância ocupa 70% da superfície do nosso planeta, cerca de 1,4 bilhão de km3. Desse total, cerca de 97,5% correspondem à água salgada, que não é usada para nosso consumo. Do total de água doce, 68,9% estão em geleiras e calotas polares no estado sólido. Isso significa que a porção de água doce que podemos aproveitar fica em torno de 0,77% do total.


Como é tratada a  água que bebemos ?




Assista aos vídeos abaixo : 





Vídeo auxiliar da  Companhia de Abastecimento de água:






Exercício da apostila 1 

1) Faça os exercícios da apostila 1  (apostila do primeiro bimestre) , página 31 e 32 , respondam na apostila e enviem as imagens por whatsapp a seu professor.




Exercícios complementares sobre tratamento da água

1) Você tem a seguir, de forma desordenada, as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas. Associe a coluna I e a coluna II corretamente:


Coluna I
A) cloração
B) decantação
C) floculação
D) filtração
E) captação

Coluna II
(      ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.
(      ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.
(      ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
(      ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
(      ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.



2) A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?



3) As estações de tratamento de água não fervem a água para matar os microrganismos. Explique por quê?



4) O que é água potável?


5) O que é estação de tratamento de água?


6) Se a água que chega à nossa casa passa por um processo de tratamento, por que é necessário filtra-la?

7) Cite três fonte poluidoras da água.

8) Quais são as características da água potável?



9) Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis. Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?

A) Coar cuidadosamente a água do rio.
B) Filtrar a água em filtro de barro.
C) Ferver ou adicionar cloro na água.
D) Deixar a água descansar antes de consumi-la.

10) O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos é purificada, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.
Podemos afirmar que:

A) a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos.


B) os dois processos utilizam microrganismos na purificação da água.

C) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água.


D) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.



Enviem as respostas a seus professores

Prof. Evaldo 2C e 2D

Prof. Natalino 2A e 2B


Entregar até 3 feira 19/05











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soluções

Termoquímica, reações endotérmicas e exótermicas

Modelo atômico de Rutherford e a natureza elétrica da matéria